Culinária
 
         
 
Preparar Marisco
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: Até que abra a casca
Olá amigo pescador cozinheiro ! Vamos dar algumas dicas de como preparar o marisco para fazer um bom prato. Nunca lave o marisco de jeito algum, você pode limpar a casca de toda sujeira craca ou cabelo plantun, mais nunca lavar com água tratada e nem ao menos pode cozinhar com água, se fizer isto você estará mudando o sabor do marisco. Cozinhe o Marisco sem sal e sem água pois ele põe para fora da casca tudo que não presta e não perde o sabor. Valeu !
  Ingredientes  
marisco e tempeiros a gosto
Modo de Preparo
O marisco esta cozido quando sua casca esta entre aberta, dai você pode servir a vinagrete, ou retirar da panela e servir na casca com limão ou retire toda água da panela escorrendo dai acresente tempeiros a gosto para refogar junto com o marisco, salsinha alfavaca cebola de cabeça e cebolinha, pimenta e um pequeno pedaço de pimentão,tomate ,sal a gosto cominho se for do seu agrado, cubra todo o marisco e tampe a bafo para cozinhar por 10 minutos ou até que os tempeiros estejam cozidos.
Sirva como aperitivo, não esqueça o limão.
Você pode preparar uma gostosa farofa para acompahar um outro prato ou retirar da casca e refogar em uma frigideira com tempeiros a seu gosto e azeite.
         
 
Preparar Marisco
Olá amigo pescador cozinheiro ! Vamos dar algumas dicas de como preparar o marisco para fazer um bom prato. Nunca lave o marisco de jeito algum, você pode limpar a casca de toda sujeira craca ou cabelo plantun, mais nunca lavar com água tratada e nem ao menos pode cozinhar com água, se fizer isto você estará mudando o sabor do marisco. Cozinhe o Marisco sem sal e sem água pois ele põe para fora da casca tudo que não presta e não perde o sabor. Valeu !
   
Como limpar um Polvo
Olá amigo pescador cozinheiro ! Muitos pescadores pegam em suas pescarias Polvo e acabam devolvendo ao mar por falta de conhecimento de como limpar um Polvo e prepara-lo. Estaremos passando dicas que são muito útil para quem gosta de preparar um bom pescado. Esta dica foi passada por um amante das boas pescarias e empresário de Blumenau Sr ROBERVAL ZIMERMMANN. Aproveite.
   
Anchova assada na brasa
Limpe a anchova abrindo pelo lombo ou pela barriga deixe com cabeça ou retire e prepare um caldo para o pirão. Importante deixe o peixe com escamas.
   
Lula recheada
Para preparar a lula para rechear vc deve retirar de dentro dela toda sujeira, comece pela pena que com a retirada a maior parte da sujeira sai junto, faça a retirada com uma colher ou garfo, retire a pele que envolve todo corpo e a cabeça, ela contem pigmentos que podem fazer mal a algumas pessoas, depois limpe a cabeça também retirando a pele a boca e cortando a ponta dos tentáculos maiores, retire os olhos espremendo tudo, corte a cabeça em pequenos pedaços que serão utilizados para o recheio que vc vai preparar junto com o camarão, marisco ou peixe desfiado. Vamos preparar os canudos, em uma panela pequena coloque água e um pouca de sal e leve ao fogo, depois que ferver coloque alguns canudos de lula para que eles fiquem firmes. Atenção retire imediatamente e deixe esfriando para serem recheadas,não deixe na água quente para não cozinhar se não a carne fica dura. Sirva com arroz branco, pirão de peixe, mandioca, etc... Bom dali em diante vc acompanha a receita e bom apetite.
   
Caldo de peixe
Caldo de peixe deve ser preparado com peixes com garoupa,paru,sargo, dourado, badejo,pampo, pirajica,roncador amarelo,etc... São peixes pescados em nossa região e que você pescou muitas vezes. O caldo pode ser preparado com postas de peixe ou peixe desfiado depois de cozido sendo retirada todas as espinhas, se preferir por ocasião de seus convidados serem algumas crianças. Detalhe importante é que o peixe deve ser cozido com cabeça pois é a cabeça que concentra grande quantidade de gordura do peixe dando um sabor especial al caldo. A receita com a quantidade de tempero é para aproximadamente 10 pessoas com fartura. Do caldo sai também o pirão que deve ser servido junto, não esqueça que o pirão deve ser escaudado. Atenção o peixe deve ser cozido em 6 litros de água, após ferver deixe mais ou menos 5 minutos de acordo com a espessura das postas colocadas.
   
Peixe frito
Olá amigo pescador cozinheiro !!! Assim como o dourado outros peixes são saborosos para comer fritos como, pescada guete,olhetes, olho de cão, peixe porco, espadas em posta ou filé sem espinhas, betara, palombeta,pescada bicuda, anchovas, cocorocas, baiacú, e outros. Lembre-se que o baicú deve ser limpo por alguém que saiba limpar e seja de confiança e a cocoroca peixe de pouco valor deve ser limpa fazendo a retirada da pele pois com a pele ela fica com um gosto meio amargo. Não existe peixe ruim existe peixe mal preparado, lembre-se disto pescador. Nunca deve esquecer de que um peixe frito exige um bom prato de pirão,arroz,batata ou mandioca. Você melhor que ninguém sabe o que deve acompanhar um gostoso peixe frito. Olha o limão e a pimenta.
   
Peixe ensopado
Olá amigo pescador cozinheiro ! O ensopado de peixe pode ser com garoupa, paru, roncador amarelo, pregereva,badejo,pampo,dourado e muito mais, eu estou colocando alguns peixes que pescamos em nossa região para que vc saiba o que fazer com o pescado. Estes mesmos peixes podem ser preparados para caldo e moqueca, são peixes de carne firme que podem ser fritos mais com o cuidado de não passar do ponto se não a carne fica seca. Procure preparar um bom pirão ou arroz para saborear este ensopado. E não esqueça o limão e a pimenta de jeito algum. Bom apetite !
   
Preparar dourado
Olá amigo pescador ! Em culinária nos não estaremos passando receitas de restaurantes e sim receitas e dicas simples para vc preparar o peixe pescado. Aproveite. Nossas receitas são na maioria delas cotidianas e com ingredientes que vc tem em casa. Muitas são as vezes que vc pesca e nem ao menos sabe como preparar o peixe pescado e o prepara do seu jeito tirando o sabor do pescado. Aqui estamos ajudando vc a preparar de uma forma simples e que vc pode interagir com a gente. Você tambem podera cadastrar a sua receita com fotos sua e do prato preparado. Boa sorte e bom apetite. Postas de dourado frito.